segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Crónica de uma vitória muito difícil!!!


Campo do Brechão
Espectadores: Cerca de 150
Estado do Terreno: Bom
1.º de Maio: Bruno, Wilson, João Pedro (cap), Valter e Rubinhos; Cláudio Canina, Marcos, André Dias e Luís Filipe (Rui Carvalho 84 Minutos); Jaílson (Capela 62 minutos) e Amadú Djaló (José Carlos 78 minutos).
Treinador: Tiago Fatia
Golos: Amadú Djaló (70 minutos), Luís Filipe (80 minutos) e Cláudio Canina (93 minutos).

Pese embora o resultado final tenha sido bastante confortável, a verdade é que o jogo entre o 1.º de Maio e o Trafaria, foi tudo, menos fácil. Quiçá por se tratar do primeiro jogo oficial da época, o ritmo de jogo durante os primeiros 45 minutos foi bastante lento, principalmente por parte da equipa do 1.º de Maio, na qual o meio-campo travava demasiadas vezes o jogo, sem que tenha conseguido efectuar mudanças de flanco com a rapidez necessária para descompensar a defesa forasteira, sendo claramente a defesa do Trafaria superior durante quase toda a 1.ª parte. Ainda assim, as jogadas de maior perigo desenvolveram-se junto da baliza da equipa visitante. Aos 15 minutos, após uma jogada algo confusa, a bola sobra para Jaílson que à entrada da área desfere um remate muito forte e ao ângulo superior esquerdo da baliza do Trafaria, que só foi parada por defesa de grande nível do guardião contrário. A toada de jogo voltou ao normal (calma), até que à passagem do minuto 25, Jaílson ganha uma bola em profundidade, pelo lado direito do ataque do 1.º de Maio, entra na área e endossa a bola para Amadú Djaló, que remata e a bola é cortada com a mão por um defesa contrário, em cima da linha, sem que Acácio Guedes (em posição frontal) tivesse assinalado grande penalidade e desse ordem de expulsão ao jogador Trafariense. Aos 34 minutos, uma jogada a papel químico da anterior, mas ao cruzamento de Jaílson, nem André Dias nem Amadú conseguem desviar o esférico para a baliza. Na resposta, o Trafaria tem talvez a sua melhor oportunidade durante todo o jogo, através de um canto batido ao primeiro poste, com um jogador do Trafaria a antecipar-se a tudo e todos, e a cabecear com a bola a passar rente à barra. Até ao intervalo, nada mais de registo se passou.
Os primeiros 15 minutos da 2.ª parte, revelaram um 1.º de Maio com mais vontade em resolver o encontro, embora tenha havido mais coração do que cabeça. Ainda assim, o jogo passou a desenrolar-se mais próximo da área do Trafaria. Todavia, o minuto 62 acabou por ser decisivo no jogo, não que tenha sido marcado o primeiro golo, mas foi o minuto em que Tiago Fatia fez entrar Capela. Pode-se dizer que o o jogo teve dois períodos. 62 AC (Antes de Capela) e 62 DC (Depois de Capela), tal a forma como este entrou em campo, dinamizando o futebol do 1.º de Maio. Aos 65 minutos um defesa trafariense aliviou um remate perigoso de Marcos já em cima da linha de golo. Este seria o prenúncio do que se viria a suceder 5 minutos mais tarde. Jogada espectacular de Capela, passa por diversos adversários, com a bola a sobrar para Amadú, que à saída do guardião contrário, chuta rasteiro, fazendo o primeiro da partida.
Na resposta o Trafaria colocou um pouco mais de pressão sobre o meio-campo e defesa do 1.º de Maio, conseguindo alguns lances de apuro na área sarilhense, sem que se possa dizer que tenha havido uma oportunidade clara de golo.
No entanto, a melhor jogada do encontro estava guardada para o minuto 82, quando mais uma vez Capela (quem haveria de ser??!!!), tem uma excelente jogada pela extrema direita, faz um cruzamento tenso, e ao segundo poste, aparece Luís Filipe e cabeceia de cima para baixo, com a bola a entrar junto à trave da baliza do Trafaria. Era o consolidar da vantagem, e um suspiro de alívio, para as hostes sarilhenses.
Até final, destaque ainda para o golo final, por intermédio de Cláudio Canina, a aumentar o desnível no marcador.
Num jogo de início de época, a vitória assenta bem ao 1.º de Maio e foi valorizada pela excelente réplica do Trafaria, que provavelmente não estava preparada para o Furacão "Capela".
Arbitragem muito fraca de Acácio Guedes, com uma grande penalidade clara por assinalar e respectiva ordem de expulsão e muito mal no aspecto técnico.

2 comentários:

Ludgi disse...

Grande Rui,
Não sou, como sabes, um seguidor do 1º de Maio, mas queria com este post desejar as maiores felicidades ao clube e a ti, porque és o digno proprietário do blog.
Saúdo a tua chegada à blogoesfera e espero que ela perdure por muitos e bons anos.
Por outro lado, agradeço e convido-te a continuar a comentar o meu "Telheiras XXI", o qual, apesar de ser um blog fundamentalmente dedicado ao meu Sporting, acolhe sempre com boas-vindas qualquer adepto de qualquer clube. E tu, obviamente, não foges à regra.
Já agora, as maiores felicidades para o teu Belém e que...ganhem ao Benfica, esse clube nojento que só desprestigia o nosso futebol e país.
Um abraço,

Ludgi.

Anónimo disse...

alguem viu por aí o "furacão"!!! não pois não!! é que o menino ainda não jogou nem metade daquilo que sabe.

INQUÉRITO

 

 Sem inquéritos de momento

Plantel Sénior 2009 / 2010

 

NomePosiçãoClube de Origem
1Adelino PedroGuarda-Redes1.º de Maio
2Bruno QuidasGuarda-Redes1.º de Maio
3Hugo CostaGuarda-RedesJ. Sarilhense
4SandroDefesaBarreirense
5João PedroDefesa1.º de Maio
6Luís CunhaDefesa1.º de Maio
7LeandroDefesa1.º de Maio
8Filipe EspadaDefesaMoitense
9Ivo PachecoDefesaFabril
10Quim CunhaDefesaO. Montijo
11Ivo SilvaMédioPalmelense
12Armindo SilvaMédio1.º de Maio
13André DiasMédio1.º de Maio
14CarilMédioMoitense
15Carlos MirandaMédioO. Montijo
16Marco CarregosaMédioMoitense
17Pedro BorgesMédio1.º de Maio
18EmanuelMédioRosarense
19CajóMédioRosarense
20Rui CarvalhoAvançado1.º de Maio
21NivaldoAvançadoMoitense
22Tiago CostaAvançadoPinhalnovense
23Miguel CorreiaAvançadoBarreirense
24Amadú DjalóAvançado1.º de Maio
25TottiDefesaFabril