segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Um Marco(s) num Jogo Equilibrado

Campo do Brechão
Espectadores: Cerca de 400
Estado do Terreno: Mau
1.º de Maio: Bruno, Wilson, Luís Cunha, Valter e Rubinhos; Cláudio Canina, Marcos, André Dias (Tininho 89 minutos) e Luís Filipe; José Carlos (Jaílson 65 minutos) e Capela (Amadú Djaló 75 minutos). Treinador: Tiago Fatia.
Golo: Marcos (80 minutos)

Jogo entre candidatos aos primeiros lugares (o Alcochetense preparou-se para disputar a 3.ª Divisão Nacional), era esperado com alguma ansiedade por gentes de Sarilhos e Alcochete. Com a melhor casa da época, embora ainda assim um pouco abaixo do esperado, o jogo começou com ambas as equipas a procurarem acercar-se das áreas adversárias. Aos 8 minutos, a primeira grande oportunidade de golo, e talvez a melhor da primeira parte. Após livre na direita do seu ataque, cobrado por Luís Filipe, Marcos aparece a cabecear solto na pequena área e a possibilitar uma defesa de recurso a Hugo Alves, em cima da linha de golo. Após este lance, o Alcochetense tentou responder, sobretudo por Marco Véstia e Tiago Fernandes mas sem criar muito perigo. Nos minutos subsequentes o jogo ficou dividido, especialmente a meio-campo, com alguma preponderância do Alcochetense, sobretudo por intermédio de Paulo Elindo (o melhor do Alcochetense durante todo o jogo), que em pressão constante, tapava todos os caminhos sempre que o 1.º de Maio tentava sair em posse. Ainda assim, aos 27 minutos após cruzamento de Wilson, Marcos completamente solto remata de primeira, não conseguindo, no entanto desfeitear Hugo Alves. Três minutos mais tarde, cruzamento de Luís Filipe, com José Carlos a cabecear muito próximo do poste de Hugo Alves, que se encontrava completamente batido. Até final da primeira parte, nada mais de relevante aconteceu.
No segundo tempo, o 1.º de Maio pareceu entrar com mais vontade, encostando o Alcochetense durante os primeiros 10 minutos, com uma sequência de cantos e jogadas de insistência, das quais apenas resultou uma jogada de perigo, quando Rubinhos aparece na pequena área a rematar uma bola largada por Hogo Alves e a rematar rente ao poste, jogada que seria invalidada, a nosso ver com muitas dúvidas, considerando que a bola estava já nas mãos do guarda-redes alcochetense. Dois minutos depois, jogada de Capela com este a cruzar e a aparecer Luís Filipe a rematar de primeira com muito perigo. Na resposta, uma jogada de Gonçalo (jogador de Sarilhos a jogar no Alcochetense) a entrar na área com a bola controlada, criou alguma celeuma por parte dos adeptos afectos à equipa visitante, com estes a reclamarem grande penalidade. Do local onde estávamos, pareceu-nos que existe um desvio na bola, que permitiu que esta chegasse até às mãos de Bruno. Lance polémico, sobre o qual não podemos dizer que foi ou que não foi falta para castigo máximo. Logo depois, um passe mal efectuado por Wilson, permitiu que Marco Véstia se isolasse pelo lado esquerdo do seu ataque e frente a Bruno, a atirar ao lado. O jogo estava bom, e esperava-se que surgisse um golo. No entanto foi preciso esperar até ao minuto 80, para que a bola tocasse o fundo das redes de uma das balizas. Na consersão de um livre do lado direito do ataque do 1.º de Maio, Luís Filipe cobra exemplarmente um livre com Marcos a antecipar-se a Hugo Alves e a fazer o golo que haveria de valer 3 importantes pontos. Minutos depois, uma jogada aparentemente sem perigo, acaba por levar à expulsão de Hugo Alves. O guarda-redes alcochetense com tudo para afastar a bola de primeira, opta por a dominar no peito, mas Jailson bastante rápido como é seu apanágio, acaba por se apoderar da bola e quando tenta a rotação, é parado em falta por Hugo Alves, com o árbitro da partida a mostrar cartão vermelho directo. Neste lance, pareceu-nos que um cartão amarelo seria o mais adequado, em virtude de Jailson estar de costa para a baliza (é certo que estava em rotação e que Hugo Alves iria ficar irremediavelmente para trás) e de haver mais um defensor entre a linha de baliza e o jogador sarilhense. Até final, nota de destaque apenas para dois livres que poderiam ter levado algum perigo à baliza do 1.º de Maio, mas que foram cobrados de forma inadequada pelos jogadores do Alcochetense e para um lance em que Jailson isolado, demorou bastante tempo até que o defesa contrário conseguir efectuar o corte.
Como conclusão fica uma equipa do 1.º de Maio que poderá melhorar bastante, nomeadamente no aproveitar dos flancos e na presença na área e uma equipa do Alcochetense que tem um meio-campo muito forte, com uma defesa regular e um ataque que não consegue (ou não consegui neste jogo) criar oportunidades claras de golo.
Quanto ao árbitro da partida, o Sr. Jean Pierre, apitou em demasia, quer na primeira que na segunda parte, e cometeu alguns erros, nomeadamente na amostragem de cartões.

4 comentários:

Anónimo disse...

não sei como é q tens dúvidas no lance do gonçalo... o corte é limpinho na bola e ele atira-se para o chão à liedson (devia era ter visto amarelo)! o g.r. do alcochete é bem expulso por 2 razões obvias: 1º - tem uma entrada por trás a pés juntos!
2º -é um lance iminente de golo. o Jailson ia-se virar para a baliza que não tinha ninguem.o defesa do alcochete não poderia fazer nada para evitar o golo. Acho que ninguem tem duvidas que seria golo se o g.r. não fizesse falta

Anónimo disse...

o 1º maio fez 1 grande jogo e uma grande exibição com uma equipa que não é uma equipaa qualquer e mereceu a vitória!
Força 1º Maio!

AL disse...

Tive dúvidas porque me encontrava do lado contrário. Só me posso pronunciar sobre aquilo que vejo, e sobre as coisas em que tenho um mínimo de certeza... Também me pareceu que foi na bola, mas não sou dono da verdade!!!
Quanto à segunda situação, a minha primeira reacção foi gritar "rua". Todavia, e embora considere que a falta foi dura, o certo é que havia um jogador do Alcochetense entre a linha de baliza e o Jailson e mais um em linha. Como não tenho o conhecimento absoluto das regras, a minha interpretação foi coerente. No jogo do Monte, o Bruno também fez uma falta idêntica e não foi expulso...

Anónimo disse...

quanto ao lance da expulsão do guarda redes alcochetano está bem analizado pela equipa de arbitragem. o lance do possivel penalti sobre o gonçalo, de facto não existe falta nenhuma por parte do defensor do 1º maio. quanto à exibição do 1º maio na minha opinião foi uma exibição de mto trabalho e paciencia ao contrario do que foi dito num comentario anterior porque o alcochete não é uma equipa qualquer, mas de todo que é um vencedor justo porque assumiu sempre mais o jogo. continuo a achar que o 1º maio tem condições para praticar um futebol mais vistoso pois tem jogadores com capacidade tecnica para o poder fazer. mas para as primeiras 5 jornadas a coisa so não está perfeita porque aconteceu aquele desaire com o união santiago. força 1º maio pra proxima jornada na moita. e que venham de lá esses 3 pontos.

INQUÉRITO

 

 Sem inquéritos de momento

Plantel Sénior 2009 / 2010

 

NomePosiçãoClube de Origem
1Adelino PedroGuarda-Redes1.º de Maio
2Bruno QuidasGuarda-Redes1.º de Maio
3Hugo CostaGuarda-RedesJ. Sarilhense
4SandroDefesaBarreirense
5João PedroDefesa1.º de Maio
6Luís CunhaDefesa1.º de Maio
7LeandroDefesa1.º de Maio
8Filipe EspadaDefesaMoitense
9Ivo PachecoDefesaFabril
10Quim CunhaDefesaO. Montijo
11Ivo SilvaMédioPalmelense
12Armindo SilvaMédio1.º de Maio
13André DiasMédio1.º de Maio
14CarilMédioMoitense
15Carlos MirandaMédioO. Montijo
16Marco CarregosaMédioMoitense
17Pedro BorgesMédio1.º de Maio
18EmanuelMédioRosarense
19CajóMédioRosarense
20Rui CarvalhoAvançado1.º de Maio
21NivaldoAvançadoMoitense
22Tiago CostaAvançadoPinhalnovense
23Miguel CorreiaAvançadoBarreirense
24Amadú DjalóAvançado1.º de Maio
25TottiDefesaFabril