segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Vitória Importante, em Jogo Complicado!

Parque Desportivo da ACRUTZ
Espectadores: Cerca de 500
Estado do Terreno: Excelente
1.º de Maio: Bruno, Wilson (André 74 minutos), João Pedro (Cap), Valter e Rubinhos; Cláudio Canina, Marcos, André Dias e Luís Filipe; Jaílson (José Carlos 69 minutos) e Amadú Djaló (Capela 69 minutos).
Treinador: Tiago Fatia.
Golo: Capela (83 minutos)

Num jogo histórico para a aldeia, equipa e gentes do Zambujal, pois estávamos perante a inauguração do seu relvado sintético, a vitória acabou por sorrir ao 1.º de Maio, numa altura em que jogava apenas com 10 jogadores.
Em dia de festa, o jogo começou morno, pese embora a vontade de ambas as equipas em tentar construir jogadas de ataque. O jogo foi muito jogado a meio-campo, com o Zambujalense a tentar passes em profundidade, a tentar isolar os seus dois extremos, que embora bastante rápidos, quase nunca se demonstraram incisivos. Por seu lado, o 1.º de Maio, que é uma equipa que trabalha muito bem a bola, tentava acercar-se com perigo da baliza zambujalense. O jogo mantinha-se equilibrado, até que aos 39 minutos, o 1.º de Maio colocou o pé no acelerador, e em 6 minutos construiu 3 jogadas de golo eminente. Primeiro Wilson, que após excelente trabalho de Jailson na área, aproveita uma sobra e descaído sobre a direita, desferiu potente remate com a bola a razar a trave. Dois minutos mais tarde, é a vez de Amadú Djaló aparecer sem marcador na marca de grande penalidade, na sequência de uma bola bombeada, e só com o guarda-redes adversário pela frente, a rematar por cima da trave. No último minuto da primeira parte, nova oportunidade, com Jailson a responder com um cabeceamento ao cruzamento de Rubinhos, com a bola a razar o poste direito da baliza zambujalense. Chegava-se ao intervalo, com a sensação de que o 1.º de Maio, continuando no ritmo dos últimos minutos da 1.ª parte, chegaria, mais tarde ou mais cedo ao golo. Contudo, no início da segunda parte, foi o ACRUTZ que, talvez empurrado pela animação vinda das bancadas, que entrou mais incisivo, empurrando o 1.º de Maio para o seu meio-campo, embora sem oportunidades claras de golo, com excepção de um lance polémico, em que é batido um canto directo, cuja bola fica presa entre Rubinhos e o poste, caindo depois sobre a linha de golo, até chegar às mãos de Bruno. Muitos protestos, mas em vão, pois os protestos não ajudam a bola a entrar... e efectivamente não entrou!!!! A partir daí, a equipa de arbitragem desorientou-se, em claro prejuízo do 1.º de Maio, com a expulsão de João Pedro a resultar de um protesto, tal como o cartão amarelo mostrado a José Carlos. Nada a dizer se não se tivesse verificado o mesmo por parte de um jogador do Zambujalense, mais propriamente Dani, que protestou a seu bel-prazer e de forma bastante audível, com o árbitro da partida a não admoestar o jogador. Aos 83 minutos e quando já pouca gente esperava, um pontapé de baliza de Bruno, isola Capela, que à saída do guarda-redes contrário, fez o golo, que seria da vitória. Até final, o Zambujalense a atacar mais com o coração do que com a cabeça, e a não conseguir criar verdadeiro perigo e o 1.º de Maio a poder fazer o 0-2, com o remate de Luís Filipe a ser travado em grande dificuldade pelo guarda-redes zambujalense.
Nota final para a fraca arbitragem, sobretudo na segunda parte, inclusive com o arbitro auxiliar do lado do peão a gesticular de forma obscena para os adeptos sarilhenses. À atenção do Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol de Setúbal.

4 comentários:

Anónimo disse...

boas, a cronica está bem conseguida resume bem o que se passou no sintetico do zambujal.
é um facto que os blogs e sites dos clubes são pessoais mas tambem vistos por mtas pessoas, onde é que quero chegar, ao comentario que foi feito à arbitragem do jogo 1º maio-zambujal.vejam o comentario que está feito á arbitragem do jogo do sesimbra no em grandola, no site do sesimbra. na minha opinião estes promenores podem significar alguma tendencia porque o sesimbra neste caso é um sério candidato a subir de divisão.esta minha intervenção serve para apelar à isenção de comentários sobre a arbitragem porque errar é humano e a arbitragem no distrital de setubal tem mta gente nova que está a aprender. força 1º maio, bom jogo com o alcochete, "=3pts"

AL disse...

Para o caso, recordo, em primeiro lugar a crónica do último jogo, em que apesar da derrota do 1.º de Maio, não houve nada a dizer do árbitro, a não ser que fez uma excelente arbitragem...
Do mesmo modo, gostaria que tivesse tido oportunidade de ler as crónicas do site do Sesimbra o ano passado (sempre que perderam a culpa foi do árbitro) para que se pudesse basear na realidade!!! Eu lia-as todas e sei do que falo...
Neste início de época e como só tiveram vitórias é natural (não devia ser, mas é...) que sejam mais brandos com a arbitragem. A ver vamos até final da época.
Não sei se teve oportunidade de estar no jogo, mas o facto de um árbitro assistente fazer gestos obscenos para o público deve ser criticado e de forma veemente, ou será que temos que dar pancadinhas nas costas e só dizer coisas boas, porque são meninos novinhos que não podem ser criticados???!!!!!

Anónimo disse...

até concordo com o que diz em resposta ao meu comentário. E tambem segui com regularidade a época do sesimbra 07/08, não deixa de ser verdade que no site do sesimbra na época passada "batiam" na arbitragem mas talvez por isso mesmo esta época a postura seja completamente diferente porque são uns sérios candidatos a subir e esse tipo de promenores poderá ser determinante em certas fases da época 08/09. não estou em despique de comentarios mas sim em troca de ideias que sejam beneficas para o dialgo. acrescentar que não sou nenhum "expert" mas tenho bastante conhecimento desta distrital e o que digo acaba por fazer algum sentido. um abraço

AL disse...

O objectivo deste espaço é mesmo esse, troca de ideias. Todavia, já há muitos anos que sinto que algumas arbitragens deixam muito a desejar... Só nestes primeiros jogos, e assisti a todos eles, só não houve claro prejuízo do 1.º de Maio, na derrota frente à União de Santiago. Se fossem os resultados a comandar as minhas criticas à arbitragem, neste momento só tinha feito uma... Não sou, por natureza, injusto, ou pelo menos tento não ser. Baseio-me no que vejo, e não vejo tudo a verde e branco... Se formos beneficiados em algum jogo, essa situação não será escamoteada. Os jogos devem ser decididos pelos jogadores e não pelos árbitros. Espero não ter que fazer críticas até final do campeonato, quer percamos, quer ganhemos... Não quero ser beneficiado, quero isenção... Se assim for, estaremos mais perto da vitória, porque vamos provar que somos melhores.
Abraço

INQUÉRITO

 

 Sem inquéritos de momento

Plantel Sénior 2009 / 2010

 

NomePosiçãoClube de Origem
1Adelino PedroGuarda-Redes1.º de Maio
2Bruno QuidasGuarda-Redes1.º de Maio
3Hugo CostaGuarda-RedesJ. Sarilhense
4SandroDefesaBarreirense
5João PedroDefesa1.º de Maio
6Luís CunhaDefesa1.º de Maio
7LeandroDefesa1.º de Maio
8Filipe EspadaDefesaMoitense
9Ivo PachecoDefesaFabril
10Quim CunhaDefesaO. Montijo
11Ivo SilvaMédioPalmelense
12Armindo SilvaMédio1.º de Maio
13André DiasMédio1.º de Maio
14CarilMédioMoitense
15Carlos MirandaMédioO. Montijo
16Marco CarregosaMédioMoitense
17Pedro BorgesMédio1.º de Maio
18EmanuelMédioRosarense
19CajóMédioRosarense
20Rui CarvalhoAvançado1.º de Maio
21NivaldoAvançadoMoitense
22Tiago CostaAvançadoPinhalnovense
23Miguel CorreiaAvançadoBarreirense
24Amadú DjalóAvançado1.º de Maio
25TottiDefesaFabril